sexta-feira, 28 de outubro de 2016
IGREJA MATRIZ DA SENHORA DA HORA – Através do visionamento de 14 imagens, é proporcionado aos interessados em arte sacra, o contacto com esta antiga Igreja, interessante e muito bem conservada. Chama-se a atenção desde já para dois pormenores que poderiam passar desapercebidos: Nos registos nºs 1981-1 e 1983-2. como a Imagem de N.Snrª da Hora tem iluminação própria e tem as vestes muito brancas, não se percebe o que se consegue ver nos registos 1997-1 e 1997-2, obtidos já com a dita iluminação apagada, em que aí se verifica que N.Snrª da Hora tem nos braços o Menino Jesus, mesmo assim só se vendo metade da cara, já que a mão da Mãe tapa a outra metade, e do próprio Menino só se vê a mão direita, e as vestes do Menino são tão brancas como as de sua Mãe. O outro pormenor é que, no registo da ante-câmara, é captada a reflexão no vidro da Torre Sineira da Igreja Paroquial.
quarta-feira, 26 de outubro de 2016
RED CEDAR – Navio de carga geral. Imo 9231092. Ano 2001. Bandeira Marshall. Porte-bruto 30.377 t, medidas 192.9 m x 27.8 m. 9 imagens reportando a saída para o mar. Estava atracado em Leixões (foto1665) e saiu na data das fotos, havendo Alerta Marítimo Amarelo, vento forte, e aguaceiros por vezes fortes com ocorrência de trovoadas. Repare-se nas oscilações do navio, sua carga, e nas linhas do horizonte.
terça-feira, 25 de outubro de 2016
segunda-feira, 24 de outubro de 2016
sábado, 22 de outubro de 2016
quarta-feira, 19 de outubro de 2016
MAR PORTUGUÊS - Texto de Fernando Pessoa - Imagem de Henrique Cayolla
Fernando Pessoa – MAR PORTUGUÊS
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
domingo, 16 de outubro de 2016
IGREJA DOS PASTORINHOS – PORTO – Um templo da religião católica, moderno, que pouca gente conhece, de linhas simples mas muito bem conseguidas. Passa muito desapercebido, já que não se trata de uma Igreja de fachada virada para a Rua. O acesso principal é realizado pela Rua Central de Francos, através de um arruamento que conduz a uma ampla praça interior, já dentro do terreno da Igreja. Tem também outra entrada pela Rua Direita de Francos. Pertence à Igreja da Paróquia de Nossa Snrª da Boavista (ao Foco). Tel. 226 002 691
MONTAGEM DE UM POSTE DE MUITO ALTA TENSÃO - Com 80 metros de altura, é feita por fases, em que uma grua vai levando as secções dos postes por cima , e descendo-as, elas são fixadas por trabalhadores, Trabalho de alto risco, que exige grande precisão e rigor técnico. É impressionante assistir-se à montagem!
sexta-feira, 14 de outubro de 2016
CAPELA DOS ALFAIATES – Monumento Nacional desde 1927. Este é o nome popular pelo qual é conhecida a Capela de “Nossa Senhora de Agosto”, padroeira e protectora da Confraria dos Alfaiates. Na visita terá um pequeno folheto gratuito com explicação detalhada. Para já, fique sabendo que, em 1565, houve uma pessoa que foi decisiva para a construção do templo, o Mestre-Pedreiro Manuel Luís, que projectou e executou o conjunto, o qual é da maior importância na arquitectura do norte do país, pois marca a transição do tardo-gótico para as novas formulações maneiristas de inspiração flamenga. O retábulo da capela-mor tem 8 paineis que representam cenas da vida da Virgem.
Subscrever:
Mensagens (Atom)